Dysport® ou Botox® são os nomes comerciais mais comuns e, devido ao seu uso cada vez mais freqüente, tem obtido grande destaque na mídia espontânea e na especializada. Mas ainda existem muitas dúvidas para o público leigo, entre elas: Como age? Para que serve? Perderei a minha sem expressão facial? Qual a duração? Tem contra-indicação?

A Toxina Botulínica bloqueia a transmissão do impulso elétrico entre o nervo e músculo. Com isso o músculo é fica sem poder responder a esses estímulos, ficando paralisado. Se as rugas dinâmicas da face (pés de galinha, rugas da testa ou entre as sobrancelhas) são devidas à contração muscular, se paralisarmos os músculos que as produzem, não haverá mais formação de rugas! É nestes músculos específicos que deve ser aplicada a Toxina Botulínica, através de uma injeção de agulha extremamente fina.

A aplicação é rápida e a paralisação muscular se inicia após 48 horas chegando num nível máximo em 07 dias e se mantém, em média, por 06 meses. Após esse período o organismo “reinerva” a musculatura que foi paralisada, retornando, portanto, a presença das rugas. Nesse período, então, poderá ser feita uma nova aplicação.

Cada indivíduo responderá de uma maneira a quantidade de tempo que durará uma aplicação e os que já fizeram alguma vez terão uma diminuição do tempo de ação, se utilizada a mesma dose inicial.

As contra-indicações são doenças neurológicas, alergia ao produto, gravidez e o uso de alguns antibióticos.

Por ser de aplicação rápida, proporcionar grande atenuação das rugas dinâmicas com resultados quase que imediatos, a Toxina Botulínica tornou-se a grande coqueluche do momento no campo da estética facial.O procedimento é seguro e reversível em poucos meses, podendo ser repetido. Pode-se voltar às suas atividades imediatamente, após a aplicação. O paciente adquire uma aparência mais jovem e descansada.